quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Jantar no eñe

No ultimo sábado jantamos no eñe, mesa de 6 pessoas, aniversário do Marino. O eñe em si não correspondeu à expectativa, mas isso é um capítulo à parte. Para a diversidade da mesa nos servimos de dois vinhos (fora uma taça para a sobremesa).
O branco foi um  Val de Sil 2008, 100% Godello. Não conhecia essa casta e tive a oportunidade de aprender um pouco, na hora degustando, e depois acessando site da Val de Sil onde pode ser encontrada uma boa descrição da variedade ( www.valdesil.com/docroot/pdfs/Valdesil08.pdf), e um pouco da sua história e de como tem sido recuperada. Em geral agradou a todos na mesa. No nariz destacam-se flores brancas e cítricos. Na boca a mineralidade, com boa acidez e razoável volume ( www.peninsula vinhos.com.br  por R$ 106). No mix das entradas e pratos pedidos, terminou por ser uma boa pedida.
O tinto foi um conhecido Protos Reserva 2004, Bodega Protos. Um tempranillo de Ribera del Duero que sempre me agrada. No nariz frutas negras, especiarias e levemente baunilha. Na boca frutas negras, bem estruturado, taninos finos. Um vinho pronto para degustação que se harmonizou bem com a Paella de Pato e Feijão de Santarém (talvez um pouco vinho demais para o prato). Feliz escolha de toda forma. (www.peninsula vinhos.com.br  por R$ 248).
Ainda na sobremesa, uma taça de Alvear Pedro Ximenes de Añada, 2004. Uva Pedro Ximenes, bem conhecida. No nariz destacaram-se ameixa e mel. Na boca (doce, doce, doce) untuoso, gordo e delicioso, embora tenha sido um pouco demais para a Crema Catalana que, tímida, retirou-se de cena na presença do vinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário