quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Para um jantar italiano

Ontem me pediram opções de vinhos para acompanhar um jantar dedicado à culinária italiana. Sem entrar em conversas sobre o menu (basicamente um peixe no cartoccio e um lombo de cordeiro com polenta), me atrevo a indicar algumas poucas opções de vinhos italianos. Por que “me atrevo” e por que “algumas poucas”? Porque definitivamente os italianos não são minha praia e por isso não tenho uma base de comparação muito extensa. Mas os recomendados abaixo são inquestionáveis na qualidade e na relação custo x benefício. Então aí estão eles:
. Cervaro della Sala 2006, Antinori (R$220, na www.viavini.com.br) - Corte de Chardonnay (85%) e Grechetto (15%) - no site da Via Vini tem uma descrição exata de suas características
. Costebianche Chardonnay 2008, Luigi Coppo (R$83, na www.mistral.com.br) – 100% chardonnay, do Luigi Coppo, nome incontestável em chardonnay italiano, dentre os quais produz também o Monteriolo Chardonnay (que também é trazido pela Mistral, mas indisponível no momento), para mim o melhor dos chardonnay italianos, embora em uma faixa de preço bem mais alta que o Costebianche.
. Il Bruciato 2006, Antinori (garrafa de 1.500 ml, R$ 236, na Via Vini) – Corte de Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah, esse é uma unanimidade; não conheci ainda qualquer pessoa que após degustá-lo não o tenha considerado como um best buy. Vale a pena sempre ter na adega.
. Sassoalloro IGT 2006, Castello di Montepò / Jacopo Biondi Santi (R$126, na Mistral) – Sangiovese Grosso (Brunello), entra ano, sai ano o Sassoalloro permanece na lista de melhores na sua faixa de preço. Agrada a gregos e troianos e acompanha bem uma variedade de pratos de forma que já o tornou um clássico da Toscana.
Como não me foi pedido acompanhamento para a sobremesa calo-me sobre os passitos e vin santo (ufa, dessa escapei...).

Nenhum comentário:

Postar um comentário